quarta-feira, 29 de julho de 2009

MENSAGEM DO PRESIDENTE INTERNACIONAL - AL 2009/2010


O Presidente Internacional de 2009-2010 Incentiva os Leões a Seguirem o seu Lema Move to Grow (Movimento para Crescer)*
Cada Leão tem uma história a contar. Eberhard J. Wirfs poderia escrever um livro. Quando era um jovem de 17 anos, na Alemanha, ele conheceu o Elvis, o mais famoso soldado das forças armadas americanas naquela época, em um Gasthaus (restaurante tipo taverna). Quando o Elvis pegou a guitarra para tocar uma melodiosa canção folclórica alemã, Wirfs o acompanhou no piano. “Um dia estarei cantando uma canção da Alemanha para o mundo”, disse o Elvis para Wirfs. O Rei cumpriu a sua promessa cantando Wooden Heart, inspirada na musica folclórica alemã, no filme G.I. Blues (Saudades de um Pracinha), em 1961.
Quando jovem, após ter feito um estágio em uma empresa americana de alimentos que estava anos à frente dos seus concorrentes em termos de marketing – apenas a alguns quilômetros de distância de Oak Brook – Wirfs tomou a dianteira da empresa alimentícia de seu pai na Alemanha, tornado-se pioneiro no segmento de alimentos na Europa. “Transferimos o conceito de alimentos congelados para a Europa e nossa empresa pode ser encontrada em todos os lugares onde as pessoas querem se alimentar bem quando estão fora de casa, como em restaurantes, aviões e estações de trem”, explica ele com orgulho.
Uma Presidência HistóricaWirfs está fazendo história de outra maneira também, como o primeiro presidente alemão de Lions Clubs International. O nativo da região de Frankfurt – que aprendeu inglês na escola já que desejava viajar e conhecer pessoas de outras culturas - agora lidera uma associação de prestação de serviços que se orgulha da sua internacionalidade e apelo em termos mundiais.
Nosso novo presidente muito se orgulha da sua afiliação, porque o trabalho de base junto às comunidades é a essência de sua vida. “Como Leão, sempre estarão solicitando a sua ajuda. Como Leão, você é necessário. Quando pedem nossa ajuda, devemos contribuir", afirma ele. “É isso que enriquece nossas vidas. Mesmo com pouco dinheiro, mas com muita vontade de ajudar, você poderá oferecer o auxílio necessário. Isso não é apenas gratificante, é também muito importante. É importante para um cidadão assumir este tipo de responsabilidade para com o mundo.”
Dificuldades no Início da VidaUm distintivo do Lions foi o chamativo para que Wirfs se tornasse Leão. Em 1985 encontrou-se com um amigo. “E ele sempre usava o seu distintivo. Um dia resolvi perguntar, o que é isto? Eu não sabia o que era,” lembra-se Wirfs. O amigo então o convidou a visitar o Hofheim AM Taunus Lions Club e, depois de pouco tempo, Wirfs já estava usando o seu próprio distintivo.
O clube do presidente tinha um interesse especial em cuidar das pessoas com esclerose múltipla. Os Leões providenciavam uma van para levá-los a um passeio de barco durante todo o dia no majestoso Rio Reno. “Para eles, era como se fosse Natal. Ficavam felizes em poder passear e usufruir de um lindo dia”, lembra-se Wirfs. Por estar sempre em volta de pessoas deficientes, o seu respeito pela tenacidade do espírito humano aumentou ainda mais.
Wirfs nasceu em 1942 e seu pai era médico oficial do exército. Tiveram que sair às pressas de Frankfurt durante a guerra, sendo que sua mãe teve que levar os três filhos para uma fazenda. “Aqueles tempos foram difíceis – passamos fome e mal conseguimos sobreviver ", disse ele. “Minha mãe estava só, tendo com ela os três filhos. Ele teve que trabalhar arduamente para que os filhos não mais passassem fome."
Hoje, durante suas viagens, Wirfs se emociona ao ver crianças com fome. “Se o Eberhard não tem comida ou bebida para oferecer, ele toca nas mãos das crianças. Sabemos que não é uma boa idéia darmos dinheiro para uma criança. É melhor darmos amor”, diz Margit, sua esposa.
Um Líder LeãoComo Leão, Wirfs aprendeu rápido. Em um curto prazo de tempo ele fez grandes progressos, tornando-se um líder Leão na Alemanha e no mundo inteiro. Ele serviu com presidente de clube, presidente de divisão, governador de distrito e presidente de conselho antes de ter sido eleito para um mandato de dois anos como diretor internacional em 2002, em Osaka, Japão.
Uma das maiores realizações de Wirfs foi ter ajudado a implementar o Lions Quest na Alemanha. “Este é um programa anti-drogas", explica Wirfs. “É também um programa onde se ensina a dizer não. A dizer não às drogas. Dizer não ao mau comportamento. Dizer não à influência negativa. E o Lions Quest é tudo isso em minha opinião e deverá ser considerado um dos principais programas de Lions Clubs International no futuro.”
Move to Grow (Movimento para Crescer)O inspirador lema de Wirfs durante a sua presidência será “Move to Grow” (movimento para crescer). Os Leões precisam de incentivo em termos de movimento para crescerem e prosperarem. O que é estático não poderá desenvolver. O progresso acontece devido a um movimento feito com propósito.
O Lions está preparado para servir, mais que qualquer outra organização. “Muitas coisas podem ser feitas sem envolver dinheiro. Precisamos proporcionar nossa força de trabalho. É precisamente isto que temos", declara Wirfs. “Somos excelentes na obtenção de resultados.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário